Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa Autonomia e Renda Petrobras divulga resultados da seleção para o curso Auxiliar de Serviços Diversos
matrículas

Selecionados precisam ir presencialmente ao IFSul-São Leopoldo para realizar as matrículas nos dias 25/09, 26/09, 27/09, 30/09 e 01/10, das 15h às 19h

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 19h44
  • Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 19h46

Foi divulgado nesta segunda-feira, 23 de setembro de 2024, o resultado final da seleção de estudantes do curso Auxiliar de Serviços Diversos - turma de São Leopoldo do Programa Autonomia e Renda Petrobras. A lista dos convocados para matrícula pode ser conferida junto ao Edital 94/2024 no site da FAIFSul, no documento “Homologação resultado final”. O arquivo contém ainda orientações e detalhes sobre os documentos a serem apresentados. O curso é uma iniciativa da Petrobras com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
Os candidatos selecionados deverão realizar as matrículas em uma das seguintes datas: 25, 26, 27 ou 30 de setembro ou ainda no dia 1º de outubro de 2024, sempre das 15h às 19h. As matrículas são presenciais, na Avenida São Borja, 1860, bairro Fazenda São Borja, em São Leopoldo. É preciso levar cópia dos documentos listados na Homologação do Resultado Final e no item 9.2 do Edital FAIFSul 94/2024.

Sobre o sorteio
O sorteio eletrônico para a seleção de estudantes do curso Auxiliar de Serviços Diversos foi realizado dia 18 de setembro de 2024, com transmissão pelo Canal da Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul) no Youtube (acesse aqui).
O curso teve 476 inscritos - a lista também está publicada junto ao Edital 94/2024 no site da FAIFSul. São 35 vagas e a prioridade foi para pessoas de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, preferencialmente de grupos minorizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgênero, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados.

Sobre o curso
“Auxiliar de Serviços Diversos” é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). As aulas ocorrerão à noite de segunda a sexta-feira; e pela manhã ou à tarde nos sábados, com previsão de início no dia 10 de outubro. Terá duração aproximada de dois meses, totalizando 174 horas.
O estudante vai adquirir conhecimentos sobre segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S e boas práticas de limpeza; procedimentos operacionais - padrão de limpeza; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e habilidade para pequenos reparos de manutenção. Na conclusão do curso, deve estar apto a executar trabalhos de limpeza e conservação em geral; serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento; entre outros.
Os participantes do curso receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período de aulas. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais. A iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras com objetivo de ampliar oportunidades de trabalho a moradores das áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos e de bolsas- auxílio. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a FAIFSul estão entre os parceiros desse programa.
No Estado, participam da iniciativa os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS). Está prevista a oferta de cursos nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Gravataí, Porto Alegre e Alvorada.
Para saber mais, acesse o portal: autonomiaerenda.com.br.