Projeto do IFSul vence Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação 2024
A proposta vencedora, apresentada por pesquisadores do instituto, em parceria com outras instituições, prevê o uso de drones no combate a pragas nas lavouras
Um projeto do câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), intitulado “ORBIO: Otimização e Gestão de Missões com Veículos Aéreos Não Tripulados para Dispersão de Agentes no Controle Biológico de Pragas”, foi o vencedor do Selo de Inovação 2024 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A equipe vencedora desenvolveu uma aplicação web integrada que possibilita o gerenciamento de missões de dispersão de agentes biológicos em áreas agrícolas e a automatização do planejamento de rotas de cobertura com drones.
Fruto de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Embrapa Instrumentação e a empresa BirdView Bio Control, o projeto é liderado pelos professores Tauã Milech Cabreira, do câmpus Pelotas, e Bruno Siqueira da Silva, do câmpus São Borja do IFFar. O trabalho também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Sobre o Concurso
O concurso anual é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Ecossistema Brasileiro de Startups, e premia projetos de computação desenvolvidos durante a graduação, o mestrado ou o doutorado que propõem soluções potencialmente inovadoras.
Na primeira fase do concurso, 25 trabalhos foram submetidos e apenas cinco projetos foram selecionados para a segunda fase, que consistia na apresentação dos projetos durante o Computec, evento base do 44º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Nessa etapa, os três melhores projetos foram premiados com o Selo de Inovação SBC, com o projeto ORBIO ficando em primeiro lugar.
Redes Sociais