Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul recebe prédio para o novo câmpus São Leopoldo
ampliação da rede

IFSul recebe prédio para o novo câmpus São Leopoldo

Área que abrigava Centro de Eventos foi doada pelo município no início do mês, em solenidade na sede do Executivo

• Escrito por Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 15h59
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 15h59

O décimo quinto câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está mais próximo de se tornar realidade, já que a instituição agora conta com um espaço físico a ser transformado em unidade para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No dia 5 de julho, uma comitiva da instituição esteve em São Leopoldo para receber oficialmente um prédio de 7 mil metros quadrados, em um terreno de 40 mil metros quadrados.
No prédio, que abrigava o Centro de Eventos de São Leopoldo, já eram desenvolvidas atividades de ensino pelo IFSul, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, como os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA-FIC). Essas atividades eram ligadas ao câmpus Sapucaia do Sul.
A solenidade de assinatura da transferência do imóvel ao IFSul (documento de dominialidade) foi realizada na sede do Executivo e reuniu, além da comitiva do IFSul, autoridades políticas do município e da região, que destacaram a importância da implantação do câmpus e do potencial do ensino técnico e superior para São Leopoldo, fortemente atingida pela enchente e em fase de reconstrução de sua economia.
Segundo o reitor do instituto, Flávio Nunes, a expectativa é de que a implantação do novo câmpus seja uma das imagens da reconstrução do município de São Leopoldo. “A implantação do câmpus, junto com a consolidação dos demais câmpus nessa fase no IFSul, é uma das prioridades da instituição. Entendemos o papel da educação que é ofertada no IFSul também para combater um modelo que causou a catástrofe que atingiu São Leopoldo”, explicou o gestor, em referência ao modelo de educação científica e tecnológica de formação integral e humana desenvolvido na instituição, que pode chegar a ter cerca de 1400 estudantes na unidade.
Também estiveram presentes na solenidade de assinatura de entrega do prédio os responsáveis pela implantação e futuros gestores do câmpus, os professores Alexandre Pitol Boeira e André Capellão de Paula. Segundo Boeira, que será o diretor da nova unidade, o câmpus passa a existir oficialmente após a publicação de portaria do Governo Federal, mas o trabalho já vem sendo feito para que a implantação se dê o mais rápido possível.