Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul presente no Fórum da Rede Nacional de Educação e Pesquisa (RNP)
Participação

IFSul presente no Fórum da Rede Nacional de Educação e Pesquisa (RNP)

Diretora de TI do instituto participa do evento que acontece em Brasília, entre os dias 29 e 31 de agosto, voltado a gestores da área em instituições de ensino e pesquisa

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 18h45
  • Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 18h47

O Fórum RNP 2023, evento da Rede Nacional de Educação e Pesquisa  que debate o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento da educação e pesquisa do Brasil, acontece entre os dias 29 e 31 de agosto. Com o tema “Aplicações Emergentes na Educação, Ciência e Cultura”, o Fórum volta à modalidade presencial, em Brasília, mas é possível participar de forma online. O IFSul faz parte da programação em dois painéis com participação da diretora de Tecnologia da Informação, Carla Pires.

Como o evento é voltado a gestores de TI de instituições de ensino e pesquisa, o foco é em soluções para atender suas demandas, conforme explica a diretora de TI do IFSul. “São soluções que atendem demandas acadêmicas, mas voltadas para atender demandas institucionais”.

Entre as participações da gestora está o painel de lançamento do Programa Conecta Rede, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) para atender demandas dos Institutos Federais na área. Entre essas demandas está a oferta da plataforma Moodle em ambiente de nuvem. Segundo explica Carla, o recurso oferece muito mais escalabilidade e disponibilidade ao ambiente. O programa oferece, ainda, solução de backup em nuvem, o que dá mais segurança aos dados institucionais.

Além da segurança, o Conecta Rede proporciona desoneração à instituição, ao oferecer o serviço de Diploma Digital. “Além disso, está previsto no programa recursos para prospecção de serviços e o 1° serviço que vamos modelar para atender a Rede Federal é o acervo acadêmico Digital. Tudo dentro do escopo do Conecta Rede”, explica.

Já a segunda participação de Carla no Fórum será em um painel sobre a implantação do SOC da RNP, centro de operações de segurança que será responsável pelo monitoramento e identificação de vulnerabilidades, auxiliando no tratamento destas vulnerabilidades e apoiando na minimização de ameaças. Isso significa, enfim, maior segurança aos dados dos estudantes e servidores e para os processos institucionais.

Confira a programação completa do evento.