Galeria Cultural do IFSul promove conversa com as artistas que assinam a exposição Origens
Bate-papo será nesta sexta-feira, 18 de agosto, às 14h, na Reitoria do IFSul. Exposição segue aberta para visitação até o dia 24 de agosto
Nesta sexta-feira (18), às 14h, a Galeria Cultural do IFSul promoverá um bate-papo com as artistas Carla Borin, Francis Silva e Rejane Brayer, que assinam a exposição Origens. A conversa com as artistas será na própria Galeria Cultural, localizada no térreo da Reitoria do IFSul (Gonçalves Chaves, 3218 - Pelotas).
A exposição Origens, que segue aberta à visitação até o dia 24 de agosto, conta com curadoria de Francis Silva e reúne objetos, pinturas, fotografias e desenhos produzidos pelas três artistas convidadas. Em suas obras de arte contemporânea, as artistas trazem referências de origem mitológica e de tempos passados para abordar uma série de objetos simbólicos, como a fertilidade e a abundância, a força humana e da natureza.
De acordo com Francis, em seu texto curatorial da mostra, “o ato da criação é também um começo, um ponto de partida”. A partir dessa perspectiva, ela destaca que o fazer artístico atuaria como um rasgo no tempo produzindo origens e buscando uma gênese a ser revelada.
Saiba mais - A Galeria Cultural do IFSul está vinculada à Coordenadoria de Cultura e Eventos da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e tem como missão divulgar trabalhos artísticos e culturais, através de exposições que articulem ensino, pesquisa e extensão e que favoreçam um diálogo entre a instituição e a comunidade tendo a arte e a cultura como veículo de mediação.
As artistas
Carla Borin é artista/professora independente, natural de Santa Maria. Atualmente trabalha em seu ateliê com pesquisa em pintura, onde desenvolve sua poética individual e também acompanha processos de criação de outras pessoas, através de orientações, oficinas de pintura e curadorias. Carla é especialista e mestre em Pintura pela UFPel e participou de várias exposições no Brasil e no exterior.
Francis Silva, natural de Santa Fé/RN, mora em Pelotas desde 1996. É artista visual, produtora e curadora independente, com graduação em artes e pós-graduação em Patrimônio Cultural pela UFPel. É autora/produtora do projeto independente e coletivo EntreLínguas Internacional. Participou de exposições individuais e coletivas, dentro e fora do país desde 2006, além de produzir e fazer curadorias de exposições coletivas nacionais e internacionais.
Rejane Brayer, natural de Santa Vitória do Palmar, reside atualmente na cidade de Pelotas. É bacharel em Artes Visuais pela UFPel e sócia fundadora do espaço cultural Arquipélago Casa Atelier. Participou de várias exposições coletivas nacionais na cidade de Pelotas, Porto Alegre, Florianópolis/SC, Natal/RN e Rio de Janeiro/RJ; de exposições coletivas internacionais através do Projeto EntreLínguas e da residência artística Pelotas/Praia do Hermenegildo/Uruguai.
Redes Sociais