Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de solidariedade à UFPel e à UFSM
posicionamento

Nota de solidariedade à UFPel e à UFSM

Confira a nota completa publicada pelo reitor Flávio Nunes

• Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h30
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h30

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul vem a público manifestar seu repúdio à manifestação ofensiva do deputado Bibo Nunes e solidarizar-se com todos os estudantes, em especial com as comunidades da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas.
Somos parte de uma rede que defende e presta uma educação pública, gratuita e de qualidade, e o IFSul entende que o respeito às manifestações estudantis, à liberdade de pensamento, à defesa de valores, são constituintes da educação a que nos propusemos. Em hipótese alguma, estudantes deveriam ser alvo das palavras abomináveis do Senhor Deputado, que deveria, por seu papel público, ser um apoiador dessa causa.
Dessa forma, entendemos ser salutar e de suma importância que estudantes, exercendo seu papel de cidadãos, se manifestem contra os constantes cortes que a educação vem sofrendo e que impedem o cumprimento dos nossos objetivos educacionais.
Sendo assim, ratificamos nosso apoio e solidariedade às Universidades diretamente atingidas e a todos os estudantes das universidades federais, com a consciência de que somos instrumentos formadores de conhecimentos e pensamento crítico, elementos fundamentais para construirmos um país mais humano, forte e democrático.

Reitor Flávio Nunes