Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Comissões > Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) > A comissão > Propesp > Sobre > 14/11 - Dia nacional e mundial do diabetes
Início do conteúdo da página

14/11 - Dia nacional e mundial do diabetes

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h20

“CUIDAR-SE QUANDO, SENÃO AGORA? ”

Por: Enf Nalba Mirenda - NASS/DADEP/PROGEP

 

A data é comemorada desde 1991 em razão do aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina e o tema “Acesso aos Cuidados da Diabetes” foi adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023. O centenário da descoberta da insulina (1921-2021)

A prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, de 4,7% para 8,5% na população adulta. Um aumento de prevalência contínuo e de fatores de risco associados como sobrepeso ou obesidade, confirmando o diabetes como um desafio global para a saúde.

Diabetes é uma doença crônica, causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina – hormônio produzido pelo pâncreas com a função de quebrar as moléculas de glicose. Sua falta provoca falha no metabolismo da glicose e, consequentemente diabetes, caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) permanentemente.

 

Tipos:

– Tipo 1- Causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.

 

– Tipo 2- Resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Cerca de 90% dos diabéticos.

– Diabetes Gestacional- Diminuição da tolerância à glicose que aparece na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.

– Outros tipos- Decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.


Principais sintomas do diabetes tipo 1:

– vontade de urinar diversas vezes;
– fome frequente;
– sede constante;
– perda de peso;
– fraqueza;
– fadiga;
– nervosismo;
– mudanças de humor;

– náusea;

– vômito.

 

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

– infecções frequentes;
– alteração visual (visão embaçada);
– dificuldade na cicatrização de feridas;
– formigamento nos pés;
– furúnculos.

 

 

Complicações:

O aumento dos níveis de glicemia pode causar sérios danos à saúde: complicações no coração e vasos, acidente vascular cerebral e danos neurais, nos olhos-cegueira, insuficiência renal, ulceras e amputação de membros inferiores, dificuldade de cicatrização, infecções e até a morte.

 

Tratamento e prevenção:

O tratamento correto do diabetes inclui manter uma vida saudável: dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco, o que pode prevenir ou retardar o diabetes tipo 2 e suas diversas complicações. Além disso, o tratamento adequado com medicamentos e exames regulares podem adiar a doença e suas complicações evitando ou retardar suas consequências.

Uma preocupante condição é o pré-diabetes, na qual já há alterações metabólicas importantes que devem ser tratadas. Porém, estudos recentes indicam que a redução de peso na pré-diabetes ou diabetes tipo 2 é fator importante para o controle das alterações metabólicas.  

 

Fontes:

Associação Nacional de Atenção ao Diabetes
International Diabetes Federation
Organização das Nações Unidas (ONU)
Sociedade Brasileira de Diabetes
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

 

AÇÃO EM SAÚDE NO SAGUÃO DA REITORIA: dia 14/11/223 – Orientações sobre Prevenção e Cuidados do DIABETES

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página