IFSul e instituições uruguaias avançam na criação de Laboratório Binacional de Restauro
Primeira Jornada do Laboratório Binacional de Restauro marca fortalecimento da cooperação acadêmica e cultural na região de fronteira
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a Universidad de la República (Udelar) e a Universidad del Trabajo do Uruguai (UTU/ANEP) realizaram, no dia 20 de outubro, a Primeira Jornada do Laboratório Binacional de Restauro, encontro que simboliza o início de uma cooperação acadêmica e técnica voltada à preservação do patrimônio cultural na região de fronteira.
A atividade reuniu autoridades, docentes e profissionais dos dois países para discutir as bases de criação de um laboratório binacional especializado em restauração e conservação de bens arquitetônicos e culturais. O espaço será concebido como um centro de excelência dedicado à pesquisa, formação e atuação integrada entre Brasil e Uruguai.

A iniciativa é coordenada, no Brasil, pela professora Cláudia Anahí Aguilera Larrosa do câmpus Jaguarão do IFSul, docente do curso técnico em Edificações com ênfase em Restauro. Idealizadora do projeto, Cláudia vem articulando ações conjuntas com a Udelar e a UTU com foco na implantação do laboratório na faixa fronteiriça de Jaguarão, território marcado pela riqueza histórica compartilhada entre os dois países.
Durante a jornada, foram discutidos objetivos, estrutura de governança e linhas de pesquisa do futuro laboratório. Também foram apresentados o Projeto Binacional Piloto Fortaleza Santa Teresa e a Especialização em Técnicas de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico (ANEP–DGETP/UTU), iniciativas que reforçam o potencial de integração acadêmica e técnica entre Brasil e Uruguai.
O IFSul esteve por meio Diretoria de Assuntos Internacionais, representando a Reitoria, além da equipe brasileira do projeto, composta pela coordenadora Cláudia Anahí Aguilera Larrosa e pelos professores Danilo Telechi e Letícia Larrosa.
A Primeira Jornada foi organizada em parceria pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Universidad de la República e Universidad del Trabajo do Uruguai e encerrou-se com a definição da “hoja de ruta”, documento que estabelece as próximas ações para consolidação do Laboratório Binacional de Restauro. Entre elas, destaca-se a realização da Segunda Jornada, prevista para março de 2026, em Jaguarão.
Redes Sociais