IFSul realiza a oficina “Tempo de Pausa, Tempo de Cuidar: um convite à reflexão e ao cuidado no final do ano”
Evento ocorre no dia 10 de dezembro, na sala 416 do prédio da Reitoria
Com o objetivo de promover o bem-estar emocional, favorecer o fechamento do ciclo laboral anual e fortalecer os recursos internos de enfrentamento do estresse, o Núcleo de Atenção à Saúde dos Servidores (NASS), com a colaboração de servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), promove, no dia 10 de dezembro, às 9h, na sala 416 da Reitoria, a oficina “Tempo de Pausa, Tempo de Cuidar: um convite à reflexão e ao cuidado no final do ano”.
Segundo os organizadores, o evento — que terá duração de duas horas — abordará conteúdos voltados à reflexão sobre a experiência laboral, reconhecimento de emoções, fortalecimento de recursos internos e promoção do bem-estar psicológico. A oficina oferecerá momentos de sensibilização, escuta e diálogo, além de práticas de respiração e relaxamento. O conteúdo trata de estresse ocupacional, estratégias saudáveis de enfrentamento, vínculos de apoio no trabalho e planejamento pessoal para o novo ciclo. A proposta busca contribuir para o bem-estar, a regulação emocional e a humanização das relações laborais no serviço público.
O evento é destinado a servidoras e servidores de todos os câmpus e da Reitoria do IFSul.
Lançamento do Projeto - Quinze minutos antes do início da oficina de Pausa, ocorre o lançamento do projeto “Mentalize – Meditação Guiada, Atenção Plena e Autocuidado para Servidoras(es). Conecte-se. Respire. Transforme.” O lançamento será realizado no dia 10 de dezembro, às 8h45, no espaço verde (gramado) da Reitoria. Trata-se de um projeto de saúde, bem-estar e qualidade de vida às(aos) servidoras(es) com foco na saúde mental, que será desenvolvido ao longo de 2026.
O objetivo é desenvolver práticas de meditação guiada, mindfulness e habilidades de foco, atenção, concentração, autocuidado e gerenciamento das emoções. No lançamento, haverá uma prática de meditação guiada no espaço verde (grama), e as (os) servidoras (es) são convidadas(os) a trazer, caso desejem, uma manta, almofada ou canga para maior aconchego. O evento é promovido pelo NASS.
Redes Sociais