Vestibular IFSul 2026: confira os tipos de cursos e formas de ingresso
Há oportunidades para o ensino técnico e superior, com diferentes modalidades de ingresso para atender perfis de todos os estudantes
Você sabia que o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) oferece cursos gratuitos em diferentes níveis de ensino? No vestibular de verão, que está com inscrições abertas, há opções que vão desde a educação profissional técnica de nível médio até os cursos superiores de graduação. E há diferentes formas de ingresso também, como a gente explica a seguir.
Antes, porém, vale lembrar: o vestibular está com 3436 vagas abertas e distribuídas em todos os câmpus da instituição. As inscrições vão até o dia 20 de outubro e são gratuitas, assim como todos os cursos do IFSul.
Para começar, vamos conhecer quais são os tipos de cursos disponíveis neste processo seletivo.
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Integrada;
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Concomitante;
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Subsequente;
- Cursos Superiores de Graduação.
Você sabe o que é cada uma dessas categorias significa?
Não? Então confere abaixo qual o perfil se encaixa melhor para ti!
INTEGRADO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Integrada
Essa modalidade é destinada a estudantes que já concluíram o ensino fundamental e desejam realizar, de forma conjunta, o ensino médio e a formação técnica no IFSul. O aluno cursa as disciplinas regulares do ensino médio integradas à parte técnica, recebendo, ao final, dois diplomas: o de conclusão do ensino médio e o do curso técnico escolhido.
O ingresso ocorre por meio de prova objetiva de múltipla escolha, que avalia os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental. O exame abrange as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. O exame será composto por 40 questões, sendo 10 de cada disciplina conforme o conteúdo programático estabelecido no edital. A prova será aplicada no dia 23 de novembro.
Há vagas em Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.
CONCOMITANTE: Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Concomitante
Nessa forma, o aluno cursa o ensino médio em outra instituição e, ao mesmo tempo, faz o curso técnico no IFSul. A escolaridade exigida, neste caso, é que o estudante tenha concluído, pelo menos, o primeiro ano do Ensino Médio. Assim, ele estuda as disciplinas regulares em uma escola e complementa sua formação com a parte técnica no IFSul. A forma de ingresso ocorre por sorteio eletrônico, realizado pelo Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFSul. Com vagas para a cidade de Pelotas.
SUBSEQUENTE: Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Subsequente
Essa modalidade é voltada a estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam dar continuidade à formação em um curso técnico. Nela, o foco está diretamente na formação profissional, sem a inclusão das disciplinas do ensino médio, já que essa etapa já foi finalizada.
A forma de ingresso ocorre também por sorteio eletrônico, realizado pelo Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFSul. Todos os candidatos inscritos participam do sorteio, que define a classificação final.
Há vagas para Camaquã, Jaguarão, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Santana do Livramento.
SUPERIOR: Cursos Superiores de Graduação
São destinados a quem já concluiu o ensino médio e deseja ingressar no nível superior. No IFSul, você pode fazer essa modalidade como Curso Tecnólogo ou Bacharelado.
O processo seletivo ocorre por meio da realização de uma prova de redação de caráter eliminatório, com duração de 3 horas, no dia 23 de novembro. Para ser aprovado, o candidato deve produzir um texto que atenda à tipologia textual exigida, respeite o tema proposto e tenha, no mínimo, 15 linhas. Caso contrário, a redação receberá nota zero e o candidato será automaticamente eliminado da seleção.
Há vagas para Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga e Venâncio Aires.
>> Acesse aqui o edital para o Curso Superior de Graduação
>> Confira aqu ai relação de cursos por câmpus
Fique atento!
Cada modalidade possui editais específicos. Ler o edital é fundamental para entender critérios, documentação necessária e formas de seleção.
Redes Sociais