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Almoxarifado Virtual Nacional (AVN)

Written by Coordenadoria de Comunicação Social | Published: Thursday, 18 July 2024 11:10 | Last Updated: Thursday, 18 July 2024 13:02

O Almoxarifado Virtual Nacional é um projeto implantado no Governo Federal pela Central de Compras do Ministério da Economia (ME), cujo objetivo é a contratação de um serviço de logística, com disponibilização de sistema informatizado, para fornecimento de materiais de consumo.

A plataforma possibilita o gerenciamento e fornecimento de materiais de consumo com o serviço baseado na aquisição de materiais por intermédio da logística just-in-time, sempre na busca de produtos de qualidade, atendendo aos critérios de sustentabilidade, economicidade, racionalização do consumo e simplificação dos processos de aquisição. Além disso, há a redução do espaço físico e economia de recursos orçamentários, humanos e logísticos.

Neste primeiro momento, o serviço está disponível para ser utilizado por servidoras/es da Reitoria, Jaguarão e Novo Hamburgo, mas a expectativa é que todas as unidades do IFSUL façam a adesão ao serviço até o final do primeiro semestre de 2025.

 

https://drive.google.com/open?id=14GWCBEe86tOas8N1wqGhRex-A6vG1bkT&usp=drive_fs

 

Como há valor mínimo para pedido, a PROAP definiu que apenas as/os servidoras/es em exercício no almoxarifado das unidades podem solicitar material na plataforma disponibilizada pela empresa BRS SUPRIMENTOS CORPORATIVOS S/A, prestadora do serviço, e as/os demais servidoras/es deverão solicitar os materiais disponíveis do AVN, catálogo disponível no link abaixo da publicação, através de chamado específico no SUAP para o almoxarifado local.

Os pedidos de compra serão elaborados pelas unidades administrativas responsáveis pelo almoxarifado com a unificação das solicitações dos chamados do SUAP, em duas janelas mensais.

Chamados enviados à unidade administrativa responsável pelo almoxarifado entre o 1° até o 10° dia do mês:
Previsão de entrega da Empresa BRS: até o final do mês.

Chamados enviados à unidade administrativa responsável pelo almoxarifado após o 10° dia do mês:
Previsão de entrega da Empresa BRS: até o 15° dia do mês subsequente.

Além do prazo previsto para a entrega pela prestadora do serviço, soma-se o prazo de 3 dias úteis para recebimento, conferência e separação dos materiais, conforme os chamados, e entrega para as/os servidoras/es solicitantes.

 


 

COMO SOLICITAR MATERIAL DO ALMOXARIFADO VIRTUAL NACIONAL:

No SUAP, preencher o formulário de pedido de material do almoxarifado virtual.

Tipo do Documento: Formulários PROAP/COMAP.

Modelo: PEDIDO DE MATERIAL DO ALMOXARIFADO VIRTUAL

Preencher as informações de identificação do/a servidor/a e incluir a relação dos materiais desejados na tabela do documento, assinar e solicitar a assinatura da chefia imediata. Caso o/a servidor/a solicitante ocupe função ou cargo de chefia, a assinatura da chefia imediata fica dispensada.

Após a(s) assinatura(s), a/o solicitante deve abrir um chamado no SUAP, através do menu “Central de Serviços”, “Abrir Chamado”, escolher “Almoxarifado e Patrimônio”, “Almoxarifado”, Opção 1 - “Solicitar material do Almoxarifado Virtual Nacional - AVN”, preencher os campos do chamado*, selecionar o câmpus de exercício, anexar o formulário de pedido de material almoxarifado virtual assinado e clicar em “Confirmar”.

*No campo “DESCRIÇÃO” do chamado: Caso não tenha nenhuma observação, indicar apenas “Solicitação de material”, visto que o campo é de preenchimento obrigatório.

 

 


 

Perguntas frequentes:

Quem pode fazer solicitação de material do AVN?
Apenas servidores ativos em exercício na unidade.

Qual a quantidade devo solicitar no pedido?
Visando racionalizar as compras, as/os servidoras/es devem criar pedidos para a demanda mensal e ir renovando mensalmente as solicitações. 

Os itens do catálogo são definitivos?
Como é um serviço contínuo, remoções e inclusões de itens podem ocorrer ao decorrer da vigência do contrato, a empresa prestadora do serviço pode a qualquer tempo retirar itens do catálogo sem prévio aviso, buscaremos manter atualizada a relação dos materiais disponíveis para pedido neste espaço do site institucional.

Por que devo solicitar a assinatura da chefia imediata no formulário de pedido de material?
Caso o/a servidor/a solicitante não ocupe função ou cargo de chefia, deve solicitar a assinatura da chefia imediata no formulário de pedido de material do almoxarifado virtual. A chefia da unidade administrativa compreende com maior precisão a quantidade e materiais necessários para atender a demanda mensal do setor, ao receber a solicitação para assinatura do formulário, a chefia estará acompanhando e, mediante a sua assinatura no documento, autorizando as solicitações de compra dos materiais via AVN.

Os itens adquiridos pelo Almoxarifado Virtual podem ir para o estoque físico do almoxarifado da unidade?
Não, as compras do almoxarifado virtual são de consumo imediato, após as conferências, devem ser encaminhadas para as/os servidoras/es solicitantes, evitando a formação de estoque físico. 

Quanto aos materiais que ainda estão no almoxarifado físico, posso solicitá-los no SUAP?
Sim, como os materiais no almoxarifado físico são de entrega imediata, de preferência pesquisar, no SUAP em Administração>Almoxarifado>Requisições>Saída de Material para Consumo, se o material desejado está disponível no estoque físico. À medida que os materiais forem terminando no almoxarifado físico, as próximas aquisições serão prioritariamente via almoxarifado virtual, reduzindo a necessidade do espaço físico e os custos do almoxarifado da unidade.  

Outras dúvidas deverão ser encaminhadas por e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

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