Ir direto para menu de acessibilidade.
You are here: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul publica nota sobre uso de celulares em sala de aula
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul publica nota sobre uso de celulares em sala de aula

A Reitoria, por meio de suas pró-reitorias, adotará um conjunto de medidas para garantir a implementação efetiva da Lei e a conscientização de toda a comunidade acadêmica

  • Published: Friday, 14 February 2025 12:46
  • Last Updated: Friday, 14 February 2025 13:04

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio- grandense (IFSul) vem a público informar que, a partir da homologação da Lei nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que dispõe sobre a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, incluindo telefones celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica, passará a adotar as diretrizes dessa legislação em todos os seus Câmpus.

A medida visa contribuir para a preservação da saúde mental, física e psíquica dos nossos estudantes, além de garantir um ambiente de ensino mais focado e produtivo.

Cabe ressaltar que, em sala de aula, o uso será restrito aos fins pedagógicos, conforme orientação dos profissionais de educação, com base na legislação. 

Também serão contempladas as exceções previstas na Lei, como situações de estado de perigo, necessidade ou caso de força maior.

A Reitoria, por meio de suas Pró-Reitorias, adotará um conjunto de medidas para garantir a implementação efetiva da Lei e a conscientização de toda a comunidade acadêmica. Entre as ações previstas, destacam-se: 

1- Campanhas de conscientização: visa sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os malefícios do uso imoderado de aparelhos eletrônicos, com ênfase na prevenção do sofrimento psíquico e mental, além dos riscos associados ao acesso a conteúdos impróprios.

2- Capacitação dos servidores: objetiva subsidiar os servidores para lidar com os novos procedimentos e orientar os estudantes de forma eficiente.

A Reitoria do IFSul reforça que a implementação desta Lei visa à construção de um ambiente educacional mais saudável, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar da comunidade acadêmica.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página