Ir direto para menu de acessibilidade.
You are here: Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de Engenharia Mecânica de dois câmpus do IFSul se destacam em ranking da Folha de São Paulo
Início do conteúdo da página
RECONHECIMENTO

Cursos de Engenharia Mecânica de dois câmpus do IFSul se destacam em ranking da Folha de São Paulo

Nesta edição do Ranking Universitário Folha (RUF), os cursos de Engenharia Mecânica dos campus Passo Fundo e Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) conquistaram o primeiro lugar entre os institutos federais

  • Written by Luísa Brito (estagiária), sob supervisão de Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Published: Thursday, 14 November 2024 14:45
  • Last Updated: Thursday, 14 November 2024 14:45

Os cursos de Engenharia Mecânica dos câmpus Passo Fundo e Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) conquistaram o primeiro lugar entre os institutos federais no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. O jornal Folha de São Paulo realiza anualmente, desde 2012, uma avaliação das instituições de ensino superior no país, abrangendo universidades públicas e privadas. O RUF considera critérios como pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade de ensino e avaliação do mercado de trabalho, a partir de pesquisas de opinião.

Na edição de 2024, foram analisadas 450 instituições que oferecem o curso de Engenharia Mecânica. Os câmpus Sapucaia do Sul e Passo Fundo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) alcançaram a 91ª posição geral, entre instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Além disso, entre os 54 cursos oferecidos em Institutos Federais do país, o IFSul foi o primeiro colocado.

A coordenadora do curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul, professora Marineiva Manganeli, destaca a relevância da conquista. “O destaque recebido é fruto do trabalho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos no curso ao longo dos seus 15 anos de existência: docentes, técnicos-administrativos e estudantes”. 

Já o diretor geral do câmpus Passo Fundo, professor Alexandre Pitol Boeira, enfatiza o significado do reconhecimento no contexto nacional. “Estar entre os 20% melhores cursos de Engenharia Mecânica do país, e especialmente como o primeiro entre os Institutos Federais, reflete o sucesso de uma política educacional diferenciada, própria dos institutos federais”. O gestor explica que esta política impõe o desafio de formar engenheiros e outros profissionais, em diferentes níveis de ensino, a partir de uma proposta verticalizada.

Quando questionada sobre a importância da posição no ranking para o curso e para o IFSul como um todo, a coordenadora Marineiva ressalta o impacto desse reconhecimento: “A relevância desse reconhecimento é imensurável. Nosso curso mantém cooperação internacional com oito universidades na Europa e na América do Norte, com acordos de dupla diplomação na França e em Portugal hoje, nossos egressos atuam em diversos continentes em sua área de formação. O destaque nacional reafirma nossos valores e nossa missão no apoio ao desenvolvimento das comunidades, além de atrair novos talentos para nossa instituição”.

Marineiva também ressalta que alguns dos diferenciais do curso podem ter contribuído para essa classificação. Ela destaca que a intensa atuação junto às comunidades, por meio de atividades de extensão e pesquisa aplicada, fortalecem as conexões para o engajamento dos estudantes no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais. Outro ponto positivo é a oferta de aulas no período noturno, o que possibilita aos alunos adquirir experiência profissional em estágios desde o início do curso, garantindo um maior desempenho profissional que é valorizado no mercado. 

Por sua vez, o professor Alexandre Boeira, embora reconheça a juventude do curso de Engenharia Mecânica no campus Passo Fundo, com menos de uma dezena de turmas formadas, reforça a importância da trajetória anterior, que começou com os cursos técnicos em mecânica industrial e, posteriormente, em mecânica, há mais de quinze anos. “Esse processo garantiu a robustez e maturidade nesta jornada de criação e manutenção do curso de engenharia mecânica. De fato este reconhecimento da qualidade do curso fortalece nossas convicções de melhora contínua pois, no presente, já estamos encaminhando nosso projeto de mudança para o turno noturno, curso tão esperado pela nossa comunidade”.

O IFSul oferece gratuitamente 140 vagas no curso de Engenharia Mecânica todos os anos, sendo 40 em Passo Fundo, 68 em Sapucaia do Sul (34 a cada semestre) e 32 vagas em Venâncio Aires.

registrado em:
Fim do conteúdo da página