Ir direto para menu de acessibilidade.
You are here: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFSul vence Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação 2024
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto do IFSul vence Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação 2024

A proposta vencedora, apresentada por pesquisadores do instituto, em parceria com outras instituições, prevê o uso de drones no combate a pragas nas lavouras

  • Published: Wednesday, 24 July 2024 12:00
  • Last Updated: Wednesday, 24 July 2024 12:03

Um projeto do câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), intitulado “ORBIO: Otimização e Gestão de Missões com Veículos Aéreos Não Tripulados para Dispersão de Agentes no Controle Biológico de Pragas”, foi o vencedor do Selo de Inovação 2024 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A equipe vencedora desenvolveu uma aplicação web integrada que possibilita o gerenciamento de missões de dispersão de agentes biológicos em áreas agrícolas e a automatização do planejamento de rotas de cobertura com drones. 

Fruto de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Embrapa Instrumentação e a empresa BirdView Bio Control, o projeto é liderado pelos professores Tauã Milech Cabreira, do câmpus Pelotas, e Bruno Siqueira da Silva, do câmpus São Borja do IFFar. O trabalho também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre o Concurso

O concurso anual é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Ecossistema Brasileiro de Startups, e premia projetos de computação desenvolvidos durante a graduação, o mestrado ou o doutorado que propõem soluções potencialmente inovadoras. 

Na primeira fase do concurso, 25 trabalhos foram submetidos e apenas cinco projetos foram selecionados para a segunda fase, que consistia na apresentação dos projetos durante o Computec, evento base do 44º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Nessa etapa, os três melhores projetos foram premiados com o Selo de Inovação SBC, com o projeto ORBIO ficando em primeiro lugar.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página