IFSul é habilitado como entidade qualificadora do Programa de Aprendizagem Profissional
Programa conhecido como Jovem Aprendiz oportuniza a estudantes a entrada no mundo do trabalho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) encontra-se habilitado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como entidade qualificadora do Programa de Aprendizagem Profissional (Jovem Aprendiz), trazendo mais uma possibilidade de ingresso ao mundo do trabalho para estudantes matriculados no instituto em cursos presenciais com idade entre 16 e 24 anos e sem limite de idade máxima para discentes com necessidades específicas.
A importância do programa, entre vários fatores, está em incentivar a permanência e êxito do estudante na escola, pois a frequência regular é um dos requisitos. Por outro lado, ocorre a inclusão social pelo trabalho, assegurando qualificação, renda, direitos trabalhistas e ocupação do tempo dentro de uma empresa que ao final do contrato poderá contratar o aprendiz como funcionário.
Além disso, para estudantes que necessitam realizar o estágio para concluir o curso, o Programa de Aprendizagem Profissional traz a opção de validar a experiência profissional obtida na área do curso como estágio obrigatório.
Para consultar os cursos do IFSul habilitados em seu município acesse o link Aprendizagem Profissional e consulte a Planilha de cursos autorizados no gov.br em CSV utilizando o CNPJ do câmpus.
Estudantes, servidores do IFSul e comunidade externa que queiram conhecer a Instrução Normativa (IN) que rege o Programa de Aprendizagem Profissional no IFSul e fazer downloads dos documentos necessários à execução deverão acessar o link Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz
Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail: proex@ifsul.edu.br
Redes Sociais