IFSul realiza evento de lançamento de três cursos de capacitação para servidores
Atividade ocorre no dia 1º de abril, às 19h, na Sala dos Conselhos na reitoria e também será transmitida pelo canal IFSul transmissões no Youtube
O IFSul realiza nesta segunda (1º), às 19h, o evento de lançamento de três cursos de capacitação de servidores do IFSul em 2024, denominado “Lançamento de cursos do IFSul : Educação Inclusiva (AEE), Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências na Escola (CPAVE). ; que será realizado na Sala dos Conselhos no 5º andar do prédio da reitoria. A abertura do evento será realizada pela Coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas (NAAF /Depei), Tereza Cristina Duarte dos Santos e pelo Reitor Flávio Luis Barbosa Nunes.
O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online) e terá transmissão do canal IFSul transmissões. A atividade é aberta ao público interno e externo não havendo a necessidade de inscrições.
Na ocasião, acontecerá uma palestra do Juiz de Direito no RS, Marcelo Malizia Cabral, que falará sobre: Contribuições da Justiça Restaurativa nos processos inclusivos e na prevenção às violências no contexto escolar. O magistrado também é professor universitário e mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade de Lisboa.
Acesse aqui o canal IFSul transmissões no youtube
A proposta é uma iniciativa do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
Sobre os cursos - O curso "Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado" (AEE), ofertado na modalidade à distância pela plataforma Moodle, reforça o papel do IFSul como referência de inclusão na educação.
O Curso “Prevenção e Enfrentamento à Assédios e Violências na Escola” (CPAVE), ofertado na modalidade à distância também pela plataforma Moodle, busca prevenir e combater assédios e violências na escola e no trabalho.
O Curso “Educação para as relações étnico-raciais”(ERER), ofertado na modalidade à distância e desenvolvido pela Plataforma MUNDI, em formato MOOC, tem por objetivo a promoção do letramento racial, além de elucidar questões sobre a temática racial presentes em nossa sociedade como: a importância das Políticas de Ações afirmativas, Racismo Institucional, Racismo Estrutural, Racismo Recreativo, Discriminação de Gênero e Raça nos ambientes acadêmicos, no mercado de trabalho, entre outros.
A iniciativa parte do entendimento de que a educação inclusiva é um movimento mundial, constituindo-se numa ação política, cultural, social e pedagógica, oriunda da luta pela defesa do direito de todos os estudantes, que, sem nenhum tipo de discriminação, possam conviver, participar e aprender juntos, constituindo-se assim num paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
A formação contínua de professores é destacada como fundamental para construir uma cultura de valorização das diferenças. E, o avanço tecnológico possibilitou a oferta de Educação a Distância (EAD) apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), atendendo à demanda crescente por formação continuada.
Redes Sociais