Mobilização contra o Zika é intensificada no IFSul
Nesta sexta (26), servidores e alunos participaram pela segunda vez de ações para conscientizar a comunidade
Palestra no câmpus Pelotas - Visconde da Graça
Mais um dia de luta contra o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. Nesta sexta-feira (26), o IFSul novamente se mobilizou para chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade de que os criadouros do inseto sejam eliminados.
Neste dia, a mobilização estendeu-se até a região de fronteira com Uruguai, com a adesão de Jaguarão e Santana do Livramento às atividades. A campanha foi realizada também em Bagé, Pelotas e Sapucaia do Sul. Nessas cidades servidores e alunos do instituto também foram mobilizados com ações de combate. Foram distribuídos materiais informativos com o objetivo de conscientizar sobre o perigo da proliferação do mosquito e as formas de evitá-lo.
No câmpus Pelotas – Visconde da Graça, houve uma conversa sobre a importância de combater o mosquito, com as palestrantes do Centro de Controle e Zoonoses da Prefeitura Municipal de Pelotas, Anna Beatriz Pizarro Chaffe e Carla Simone de Almeida Chalá. Logo após, as áreas mais distantes do câmpus foram vistoriadas por 12 grupos, formados por alunos e servidores, que coletaram amostras e fizeram relatórios dos possíveis focos encontrados.
As informações relatadas pelas equipes serão entregues ao diretor para que as providências necessárias sejam tomadas. A aluna do curso de Gestão Ambiental, Carolina da Silva, acha a iniciativa interessante, principalmente para os alunos dos cursos de meio ambiente. “A gente acha que é super importante o câmpus estar inserido, principalmente porque é muito grande, sabemos que pode ter diversos focos aqui. Então é uma iniciativa legal, de inserir os alunos nisso, de poder contribuir”, ressaltou a aluna.
Dia Nacional de Mobilização
A primeira ação de conscientização ocorreu na semana passada, 19 de fevereiro, com o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika.
A mobilização dá seguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado no início do mês entre o MEC e demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.
O instituto fez parte da iniciativa com câmpus selecionados em três cidades (Bagé, Pelotas, e Sapucaia do Sul), integrando esforços com o governo federal e demais instituições de ensino – que iniciaram as aulas – em ações de orientação à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor. Participaram, além de alunos, professores, servidores e pais de estudantes nas ações de combate e prevenção ao mosquito.
Coleta de material para análise no câmpus Pelotas - Visconde da Graça
Câmpus Pelotas disponibilizou vídeos de conscientização nos intervalos de aula
Redes Sociais