Acessibilidade e inclusão: IFSul e Faders fortalecem parceria
A intenção é ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido entre as duas instituições referentes a direitos humanos, igualdade racial, sustentabilidade e tecnologia assistiva
O planejamento das ações inclusivas a serem desenvolvidas em parceria pelo IFSul e pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), em 2016, foi assunto de uma reunião realizada na sexta-feira (12), na Reitoria do instituto. A meta é ampliar ainda mais as atividades desenvolvidas pelas duas instituições na perspectiva dos direitos humanos, igualdade racial, sustentabilidade e tecnologia assistiva, como, por exemplo, o trabalho realizado em comunidades quilombolas do Estado.
Participaram, o reitor Marcelo Bender Machado; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Manoel José Porto Júnior; a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares, e o técnico da Faders, Jorge Amaro de Souza Borges.
“No atual cenário, com o advento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada vez mais os espaços educativos precisam conectar saberes de forma transversal, articulando ensino, pesquisa, extensão com participação e controle social”, observa o técnico da Faders, Jorge Borges.
Nesse sentido, de acordo com Andreia Colares, a parceria estabelecida tem produzido importantes resultados no campo das políticas de inclusão, e, também, na questão dos direitos humanos.
Entre eles, Andreia destaca a formação sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos em diversos câmpus do IFSul; a parceria na realização da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Assessoria técnica na elaboração da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul e o fomento à criação dos conselhos municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência onde estão inseridos os câmpus do IFSul.
Novos desafios
Houve, também, uma reunião com a equipe do Projeto Óculos-Mouse, na qual foi abordada a autonomia das pessoas com deficiência e a importância da tecnologia assistiva nesse contexto. Participaram deste momento, os professores do câmpus Pelotas, Andreia Sias e Marcio Bender e a acadêmica de psicologia Rôsmari Lisboa Lopes.
A Faders, com toda sua trajetória na articulação da política para a pessoa com deficiência, contribuirá com o dispositivo Interface Óculos-Mouse (IOM) em sua fase de testes, indicando possíveis caminhos que levem a tecnologia produzida no IFSul a quem realmente necessita.
O IOM é um dispositivo que tem o objetivo de permitir o uso do computador por pessoas com paralisia motora.
Redes Sociais