Emissão de certificados do ensino médio pelo Enem já está sendo feita no IFSul
Participantes do exame que solicitaram a certificação pelo IFSul durante a inscrição da prova podem obter o documento
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que solicitaram a certificação do ensino médio através do exame já podem pedir a emissão do documento pelo IFSul. O requerimento do certificado deve ocorrer no câmpus selecionado durante a inscrição. O aluno deve trazer consigo originais e cópias dos documentos de identidade, do CPF e da certidão de nascimento ou casamento, além do extrato de desempenho de estudante no Enem.
Para poder receber o certificado, o participante deve ter indicado, durante a inscrição, a pretensão de utilizar os resultados do desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do ensino médio. A retirada do documento no IFSul também é condicionada à prévia indicação do instituto como entidade certificadora no momento da inscrição. Na prova, o estudante deve ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e 500 pontos na redação para poder obter o certificado.
Quem não atingiu a pontuação mínima exigida para obter a certificação do ensino médio pode solicitar a Declaração Parcial de Proficiência referente às áreas em que tenha obtido mínimo de 450 pontos. Se a área a ser atestada for Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, para a Declaração Parcial de Proficiência é preciso ter atingido o mínimo de 450 pontos nessa área e 500 pontos na redação, na mesma edição do exame.
Enem 2015
Na última edição, dos 7,7 milhões de inscritos, 867.968 participantes, pouco mais de 10% do total, solicitaram durante a inscrição usar a nota da prova como forma de certificação do ensino médio. No Rio Grande do Sul, 76.424 alunos optaram por esse método.
Redes Sociais