Chega ao fim a Mostra de Produção
No encerramento do evento, destaques da 8ª JIC foram premiados
Três dias voltados à troca de conhecimento e experiências: assim foi a Mostra de Produção do IFSul, que teve fim nessa quarta-feira (02), no campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG). O encerramento do evento foi conduzido pelos pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Marcos André Betemps Vaz da Silva, e de Extensão e Cultura, Manoel José Porto Júnior. Na ocasião, também foram premiados os trabalhos mais bem pontuados da 8ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), nos níveis de ensino médio e superior, de cada uma das grandes áreas de conhecimento. Confira, no final da matéria, a lista dos trabalhos ganhadores dos certificados de destaque.
As diferentes atividades oportunizadas na programação, de acordo com Porto Júnior, contribuíram decisivamente para o sucesso do evento. “Além das apresentações dos alunos, as atividades paralelas foram momentos muito importantes de troca de experiências”, avaliou o pró-reitor. Para ilustrar a diversidade da programação, especialmente da 4ª Mostra de Extensão e Cultura e do 1º Encontro de Cultura, o dirigente convidou alguns participantes a darem depoimentos sobre as atividades. Nesse espaço, os convidados compartilharam suas experiências sobre o Palco das Artes, sobre a feira de produtos orgânicos de economia solidária da Rede Bem da Terra e sobre os seminários de tecnologias assistivas e de audiovisual.
Em sua fala, Betemps agradeceu o apoio de todas as estruturas da Reitoria e dos campi envolvidos na realização do evento e anunciou novidades para a JIC do próximo ano. “Queremos ampliar a interação entre os participantes da Jornada na próxima edição reconfigurando o momento da avaliação para o formato de mesas-redondas”, comentou. Antes da entrega da premiação, o pró-reitor lembrou ainda que os trabalhos empatados na avaliação deste ano foram considerados igualmente ganhadores dos certificados de destaque.
Durante os três dias de evento, cerca de 320 projetos desenvolvidos por estudantes de diferentes campi do IFSul integraram a programação, que contou também com minicursos, palestras, seminários, mesas de troca de experiências, fóruns de cultura, exposição fotográfica e exposição de moda e arte.
Seminário e palestra encerraram a programação durante a tarde
Em um ambiente descontraído e com muita interação do público, o seminário sobre as perspectivas e inovações na área de audiovisual levou os estudantes a pensarem a respeito das novas formas de produção e compartilhamento de vídeos. O seminário foi mediado pelo professor de sociologia do campus Bagé, Lisandro Moura.
O professor de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Michael Kerr, abordou os “fantasmas” acionados pela reutilização de imagens em novas produções audiovisuais. “Os ‘fanstasmas’ habitam o audiovisual: quando um filme ou um vídeo utilizam imagens já conhecidas do público, eles estão trazendo-as novamente à vida”, comentou o professor. Em momentos que divertiram os estudantes presentes, Michael exibiu alguns vídeos disponíveis na internet em que a função de acionamento de imagens já conhecidas estava presente. Trazendo outra perspectiva, o cineasta da produtora de filmes pelotense Moviola, Rafael Andreazza, falou sobre algumas características da produção cinematográfica na atualidade. Ele ressaltou que, mesmo com o apelo para a concepção de produtos audiovisuais pensados para multiplataformas, ainda existem focos de resistência produzindo cinema para as grandes telas.
Durante a tarde os alunos também participaram de uma palestra cujo objetivo foi abordar a inovação nos serviços público e privado na era pós-Jobs. A atividade foi ministrada pelo professor do curso de veterinária da UFPel, Márcio Corrêa. Segundo ele, a finalidade do encontro era motivar os alunos mostrando que é possível fazer inovação e utilizar os conhecimentos adquiridos dentro do IFSul para transformar em produtos ou processo úteis para a sociedade.
Nesse sentido, o professor apresentou bens tecnológicos que sofreram diversas evoluções com o passar do tempo e como os estudantes poderiam contribuir para uma mudança futura. “O objetivo foi inspirar essa galera que está começando a aplicar seus conhecimentos e fazer a diferença”, disse.
Confira, abaixo, a lista dos trabalhos premiados na 8ª JIC:
Doce de mandioca cristalizado orgânico
Estudante: Jerônimo Luis Rios de Ávila
Orientadora: Rosangela Silveira Rodrigues
Identificação de levedura isolada de purê de pêssego e avaliação do seu cultivo em batelada para produção de invertase
Estudante: Tariani Lemos de Ávila
Orientador: Ricardo Peraça Toralles
Efeitos do tratamento hidrotérmico nas propriedades funcionais de formação de espuma em isolado proteico de soja
Estudante: Gérard Chagas Ferreira
Orientadora: Ana Paula do Sacramento Wally Vallim
Caracterização físico-química de néctares de laranja
Estudante: Maira Luçardo Aldrigi
Orientador: Ricardo Lemoz Sainz
Digestibilidade em isolados proteicos de soja oriundos de grãos encharcados
Estudante: Lillian Medeiros Barros
Orientadora: Ana Paula do Sacramento Wally
Experimentações esquizoanalíticas em educação: possibilidades biografemáticas na produção de um conceito de saúde docente na contemporaneidade.
Estudante: Mariana Ücker
Orientador: Róger Albernaz de Araujo
A simbólica e a tecnologia do chimarrão: Um estudo do artefato sob a ótica do design vernacular
Estudante: Luiz Antônio Pereira Machado Júnior
Orientador: Alexandre Vergínio Assunção
iOM - Interface Óculos Mouse
Estudante: Cleber Luiz Souza Medeiros Quadros
Orientador: Marcio Bender Machado
A mediação do professor em fóruns de discussão online à luz do modelo de comunidade de investigação
Estudante: Fernanda Böhlke Heller
Orientadora: Ana Paula de Araujo Cunha
Rendimento de bombas centrífugas de baixa potencia no recalque de efluente industrial
Estudante: Andressa Freitas Silveira
Orientador: Jocelito Saccol de Sá
Pastagens na Campanha Gaúcha: Determinação das respostas produtivas de forrageiras submetidas à diferentes regimes hídricos, em Bagé-RS - Parte 1: avaliações de crescimento e desenvolvimento.
Estudante: Ana Paula Teixeira Alves Branco
Orientadora: Viviane Aires de Paula
Influência da aplicação de extrato de timbó sobre a emergência de plântulas em condições naturais.
Estudante: André Hildebrandt Noronha
Orientadora: Francine Ferreira Cassana
Composição química e valor energético de massa alimentícia elaborada para celíacos
Estudante: Caroline Carvalho de Carvalho
Orientador: Jander Luis Fernandes Monks
Acervo documental do CaVG: O patrimônio cultural em perspectiva
Estudante: Amanda Valente Louzada
Orientadora: Fabíola Mattos Pereira
A Escravidão e as Contradições do Antiescravagismo no Pensamento Ibérico dos Séculos XVI-XVII
Estudante: Hannah Krüger dos Reis Pereira
Orientador: Fernando Rodrigues Montes D'Oca
Memória e assistência no câmpus Pelotas - Viscode da Graça: Investigação sobre as formas No contexto de uma instituição de ensino.
Estudante: Patrícia Pires Nunes
Orientadora: Fabíola Mattos Pereira
Design Social: sustentabilidade e imaginação
Estudante: Rithiele Gonçalves Araujo
Orientador: Alexandre Vergínio Assunção
Desenvolvimento de um Sistema de Impressão para Placas de Circuito Impresso Utilizando uma Impressora Jato de Tinta Convencional
Estudante: Wesley dos Santos
Orientador: Marcos Giovane de Quevedo Rijo
A expressão criativa na escola básica: Contribuindo para a transferência tecnológica na educação
Estudante: José Luiz Lehmen de Moraes
Orientador: Leandro Roberto Sehn
Práticas interdisciplinares: uma proposta no currículo técnico integrado
Estudante: Guilherme Pereira Vieira Fernandes
Orientadora: Giulia D Avila Vieira
Redes Sociais