Assinado contrato para implantação da rede lógica no novo prédio da Reitoria
As obras, que terão início na quarta-feira, deverão ser concluídas em 150 dias
O contrato para a implantação do sistema de rede lógica (cabeamento) no novo prédio da Reitoria do IFSul foi assinado na última sexta-feira (20). As obras, que terão início no dia 2 de dezembro, serão executadas pela empresa Geração Serviços e Comércio de Informática Ltda. O prazo estipulado no contrato para conclusão do serviço é de 150 dias.
O sistema de rede lógica prevê a implantação de uma rede de comunicação IP multisserviços. O IP é o número que identifica computadores e outros dispositivos para envio e recebimento de dados. Com a rede, serão disponibilizados a usuários do IFSul e visitantes acesso à internet, cabeamento para as estações de trabalho e impressoras para uso dos servidores, serviço de telefonia IP, monitoramento interno e externo por meio de câmeras IP, cabeamento para pontos de acesso de rede sem fio, sistemas de controle ambiental, relógios de ponto e quaisquer equipamentos que possam necessitar de comunicação em rede.
O projeto foi elaborado pela empresa Evolua Engenharia, de Porto Alegre, que possui experiência no desenvolvimento de projetos e implementação de Data Centers, redes de dados, voz e imagem. A contratação foi realizada via licitação, por meio de concorrência pública.
Estiveram presentes na assinatura do contrato o reitor Marcelo Bender, o diretor de Tecnologia da Informação, Renato Dilli, o analista de Tecnologia da Informação, Maicon Ança dos Santos, o diretor de Projetos e Obras, Elton Pedroso, o coordenador de fiscalização da Diretoria de Projetos e Obras, Carlos Plá, e a arquiteta Grasiela Cignachi. Também participaram da reunião Paulo Ribeiro e Alvaro Ott, da Evolua Engenharia, Daniel Natorf, Cristiano Finger e Mauro Valini, da Geração Tecnologia, e Armando Uarte, da Deltacable IT Solutions.
Saiba mais sobre a tecnologia utilizada
Para o atendimento ao projeto será adotada a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) em rede passiva óptica aplicada para redes locais. Essa tecnologia baseia-se em fibras ópticas monomodo e em utilização de divisores ópticos de sinal. Nesse modelo de rede, utilizam-se equipamentos responsáveis por comunicar a rede local com a rede de longa distância. Também são utilizados equipamentos responsáveis por receber o sinal óptico e entregar ao dispositivo conectado, possibilitando a comunicação entre qualquer dispositivo IP com esse modelo de interface e a rede óptica.
Redes Sociais