Processo seletivo: confira quem tem direito a concorrer pelo sistema de cotas
Você já sabe se tem direito a concorrer à reserva de vagas, ou seja, às cotas? Essa informação é muito importante, porque é na hora da inscrição que você vai ter que indicar o que deseja: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas.
É muito importante que os candidatos ao processo seletivo do IFSul saibam como funciona o sistema de cotas da instituição, porque é na hora da inscrição que deve ser indicado o que se deseja: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas. Vamos mostrar, primeiro, a diferença entre os dois sistemas
Acesso universal, como o nome indica é para todos, independentemente de algum critério específico. Já o acesso universal e reserva de vagas são as vagas reservadas a estudantes de escolas públicas. Metade das vagas de cada curso é destinada a essa forma de ingresso. Os critérios para ingresso nos cursos oferecidos neste processo seletivo, por meio das cotas, são:
Ensino médio (forma integrada): as cotas se destinam apenas a quem cursou o ensino fundamental inteiro em uma escola pública.
Ensino médio (forma subsequente) e cursos de graduação: as cotas são para quem cursou os ensinos fundamental e médio totalmente em escolas públicas.
Podem concorrer ao sistema de cotas estudantes egressos (as) de escolas públicas que se enquadrem nas seguintes condições:
Aplica-se aos candidatos com limite de renda familiar bruta per capita (por pessoa da família) igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Destina-se a:
- Todos os egressos de escolas públicas
- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
- Pessoas com deficiência egressas de escolas públicas
- Com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
De uma forma bem geral, renda familiar per capita é a soma da renda mensal (sem os descontos, como FGTS ou Previdência) de todos os moradores da família do estudante, dividida por esse mesmo número de moradores. O resultado dessa conta é a tal renda per capita.
São as vagas destinadas a estudantes independentemente da renda per capita da família. Têm direito a elas:
- Todos os egressos de escola pública
- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
- Pessoas com deficiência
- Com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
Comprovação na hora da matrícula
A comprovação das declarações ocorrerá no momento da matrícula, no qual deverá ser apresentada a documentação exigida no edital. Quem não comprovar a condição de cotista irá perder o direito à vaga na respectiva cota e retornará para a lista de acesso universal.
Procedimento de Heteroidentificação
Os candidatos negros (pretos e pardos) que forem aprovados no Processo Seletivo, deverão participar de procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração através de comissão específica do IFSul para a aferição dos seus direitos. Esse procedimento ocorrerá de forma virtual através de plataforma indicada no edital de convocação.
Os candidatos indígenas deverão apresentar documentação prevista pela Funai.
Atenção: leia o edital
Conseguiu entender como funciona o sistema de cotas no IFSul? Mesmo assim, é indispensável que você leia o edital que rege o processo seletivo. É nele que você encontrará todas as informações para poder participar com tranquilidade de todas as etapas do processo.
Redes Sociais