Lançado pacote de materiais gráficos para utilização nos campi
Além de aplicações da marca, compõem o pacote modelos de apresentação de slides, convite oficial e papel timbrado
Já com base na nova identidade visual do IFSul, em vigor desde setembro, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) disponibiliza um pacote de materiais gráficos personalizados para cada campus do instituto. Além de diferentes aplicações da marca do IFSul, compõem o pacote modelos padronizados de apresentação de slides, convite oficial e papel timbrado.
O pacote gráfico, concebido pela equipe de programação visual da CCS, foi formulado com o objetivo de padronizar a utilização da marca institucional e difundir a nova identidade do instituto. A equipe também destaca a possibilidade de utilização do modelo de slides por alunos e servidores em apresentações de trabalhos externas ao IFSul, como forma de identificar a origem da pesquisa e dispor visualmente as informações de maneira clara ao espectador.
Os materiais de acesso público – a apresentação de slides e as aplicações da marca – podem ser acessados na página da CCS, na aba da Identidade Visual. Já os demais documentos, acessíveis apenas a servidores da instituição, estão disponíveis na Intranet, no menu Comunicação. Para utilizar os modelos, basta fazer o download dos arquivos e efetuar as alterações nos campos editáveis dos documentos.
Nova identidade visual já está em vigor
Em 2014, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação convidou uma equipe de programadores visuais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para desenvolverem um plano de trabalho com um objetivo: desenvolver o projeto de readequação da marca Instituto Federal. A meta foi trabalhar a marca através da técnica, de forma a preservar ao máximo as suas características originais.
A atualização da Marca entrou em vigor a partir da publicação da Portaria nº 31 de 15 de setembro de 2015. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos. Para acessá-lo, clique aqui.
Na atualização, o conceito da marca IF não foi alterado, apenas foram feitos ajustes sutis nas tonalidades das cores, nas formas e nas relações de proporção entre os elementos gráficos e os textos. A família tipográfica utilizada também foi alterada.
Leia também:
De cara nova: o que muda no novo portal e na identidade visual do IFSul
Redes Sociais