IFSul retoma as aulas do curso Cuidando do Cuidador
O curso pretende ampliar conhecimentos de servidores do município que atuam nas casas de acolhida de Pelotas
Alunos do curso Cuidando do Cuidador retomaram as atividades na terça-feira (04). As aulas acontecem às terças e quintas-feiras no prédio da Reitoria do IFSul. A finalidade é ampliar os conhecimentos dos servidores da Prefeitura de Pelotas que atuam junto as casas de acolhida.
Para o servidor Gilnei dos Anjos, um dos participantes, o curso está sendo muito produtivo, pois está ampliando seus conhecimentos. “Estou muito feliz em participar, trabalho com pessoas com deficiência mental e este curso está me dando conhecimentos bastante esclarecedores de como melhorar o atendimento junto a essas pessoas”, avalia.
Para a assistente social do IFSul e voluntária no projeto, Josiela Cavalheiro, que ministra a disciplina “Elaboração de Projetos Educativos”, a matéria visa instrumentalizar os educadores sociais e trabalhadores das instituições de acolhimento de Pelotas e demais trabalhadores dos demais serviços de Assistência Social na elaboração de projetos educacionais. Josiela também ressalta que o objetivo é fortalecer a dimensão educativa da atividade profissional, qualificando o trabalho já desenvolvido por esses trabalhadores e, ainda, viabilizar condições de efetivação do direito à convivência familiar e/ou comunitária das crianças, adolescentes, jovens, idosos e mulheres atendidos nesses serviços.
Nesta terça (11), no prosseguimento do curso, os alunos começaram a acompanhar a disciplina de proteção de sujeitos acolhidos, ministrada pela psicóloga Samanta Rodrigues e pela assistente social Rosália Mendes, ambas servidoras da Prefeitura.
Conforme o convênio assinado pelo IFSul e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no final das 160 horas de curso, os participantes receberão uma certificação emitida pelo IFSul.
Sobre o curso
Os servidores voluntários do IFSul integram o grupo “Ações do Bem”, formado por incentivo do reitor Flávio Nunes. A intenção do grupo é desenvolver uma série de projetos que ajudem outras pessoas. A ideia de contribuir com as casas de acolhida foi uma das propostas assumidas pelos integrantes.
Nesse sentido, após algumas reuniões, os servidores discerniram que a primeira ação seria a oferta de um curso de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) destinado aos profissionais que atuam nos abrigos de assistência a crianças, adolescentes e idosos de Pelotas. Está prevista, na sequência, a oferta de cursos aos adolescentes, aulas de reforço escolar e outras atividades que possam melhorar a qualidade de vida de quem mora nos abrigos.
Redes Sociais