Prevenção ao suicídio é tema de palestra no IFSul
O evento foi promovido pelo Nupps do câmpus Pelotas e contou com a participação de representantes do Centro de Valorização da Vida
A importância de se conversar sobre a morte foi um dos temas abordados na palestra que aconteceu nesta quarta-feira (12), na reitoria do IFSul. O evento, que tinha como tema central a prevenção ao suicídio, é mais uma das ações planejadas pelo Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (Nupps) do câmpus Pelotas, e marca o início das tratativas para a implantação de uma unidade do Centro de Valorização da Vida (CVV) na cidade de Pelotas.
A quebra do tabu em torno do assunto suicídio e a necessidade de preparação prévia para se ajudar alguém com problemas foram assuntos abordados pela palestrante Nilsa Madsen, representante do CVV. Nilsa ainda falou um pouco sobre protocolos e métodos utilizados pelos voluntários do CVV durante os atendimentos.
O evento foi promovido pelo Nupps em conjunto com a Reitoria do IFSul e o Sinasefe, e faz parte de um conjunto de estratégias a serem desenvolvidas pelo IFSul, entre elas, a criação de um protocolo institucional e guias de orientação para a comunidade escolar, na questão da prevenção do suicídio, que estão em processo de elaboração.
O CVV
O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal, fundada em São Paulo, em 1962, mantenedora e responsável pelo Programa de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil, onde presta serviço voluntário e gratuito de escuta e apoio emocional, através do telefone gratuito 188, às pessoas que necessitam conversar sobre suas dores e dificuldades.
Redes Sociais