Divulgados os destaques da Mostra de Produção 2018
Evento encerrou na última quinta-feira (1), com a entrega de certificados aos premiados
Foram três dias de apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos câmpus do IFSul. Depois de toda essa troca de experiências, é hora de conhecer os destaques da Mostra de Produção 2018, que aconteceu no câmpus Passo Fundo. Foram avaliados os projetos de pesquisa e de extensão.
>>> Confira aqui a lista dos destaques na Extensão e Cultura
>>> Confira aqui a lista dos destaques na Pesquisa e Inovação
Os alunos que receberam destaque estão credenciados para a 5° Jornada de Produção Científica da Educação Profissional da Região Sul, em Concórdia, Santa Catarina.
Desafio agora é abrir a Mostra para a comunidade
A sede da Mostra de Produção 2019 ainda não foi definida, mas o câmpus escolhido terá uma tarefa adicional. Durante a cerimônia de encerramento, o reitor Flávio Nunes lançou o desafio de trazer para dentro do evento no próximo ano as escolas das redes municipal e estadual, além do setor produtivo. A ideia é fazer com que os projetos desenvolvidos no instituto se tornem mais conhecidos fora dos muros do IFSul.
O reitor aproveitou também para agradecer ao trabalho dos servidores envolvidos na organização, tanto do câmpus Passo Fundo e das pró-reitorias, quanto de cada um dos que acompanharam os alunos. Flávio também cumprimentou os estudantes pela qualidade dos trabalhos apresentados. “O sucesso do evento nos mostra o quanto é importante apostarmos em uma educação realmente transformadora”.
O diretor do câmpus Passo Fundo, Alexandre Pitol, também elogiou os trabalhos. “Fico feliz com o pleno funcionamento e o sucesso que foi o evento. Isso nos dá forças para seguirmos lutando pela educação de qualidade que buscamos desenvolver”, destaca. Alexandre disse ainda que a Mostra marcou uma nova etapa para o câmpus. “Estou certo de que entramos em uma nova etapa na relação com essa família IFSul, da qual nos orgulhamos muito de fazer parte”.
Bagagem carregada de conhecimento, mas também de convivência
Na hora de voltar para casa, é hora de levar as malas para o ônibus e contabilizar o que a Mostra agregou para cada um. Além da resposta unânime de que a experiência dos demais vai agregar aos próprios trabalhos, a convivência também foi mencionada.
A parceria entre os estudantes Leonardo Guidotti e Pedro Regiatto, por exemplo, não era muito provável, já que o primeiro faz o curso técnico em Agropecuária no câmpus Pelotas-Visconde da Graça e o outro, técnico em Informática no câmpus Venâncio Aires. Mas as partidas de ping-pong aproximaram os dois, que contam terem conhecido muita gente nas horas de descanso e no alojamento. "A gente fica bastante envolvido com as apresentações dos trabalhos e conhece muitos projetos, mas também é uma oportunidade de conhecer os colegas", explica Leonardo.
É o caso também do grupo de (agora) amigos Alexandre Lemos, de Charqueadas, Danieli Goulart e Erika Furtado, de Santana do Livramento, Iasmim Haas, de Venâncio Aires, e Vítor Jacob, de Camaquã. Quem os via antes do encerramento não diria que eles não se conheciam antes do evento, mas o fato é que a proximidade veio com a convivência em apenas três dias. Agora é se preparar para a próxima!
Redes Sociais