Jogos Intercâmpus chegam ao fim contabilizando mais de 400 atletas participantes
Última etapa da competição contou com premiação nas modalidades de xadrez, futsal, vôlei de quadra e de praia, futebol de campo e handebol
Com uma participação recorde de 12 câmpus do instituto, a maior competição esportiva do IFSul chegou ao fim nesta quinta-feira (21). Após cinco dias de disputas em nove modalidades, os Jogos Intercâmpus se encerraram em clima de comemoração e confraternização entre os participantes. Neste ano, mais de 400 estudantes e professores da área de educação física estiveram em Pelotas para representar as suas unidades na competição.
Somando-se aos resultados já definidos na semana anterior, a última etapa dos jogos foi de decisão em diferentes modalidades. Além do ouro no Intercâmpus, a vitória na competição é o passaporte para a fase sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). No futebol de campo masculino, xadrez, handebol feminino e masculino e vôlei de quadra masculino, o primeiro lugar ficou com o câmpus Pelotas. No futsal feminino, foi a equipe do câmpus Pelotas-Visconde da Graça que levou o troféu de campeã. Já o ouro do vôlei de praia ficou com a dupla do câmpus Charqueadas. Confira, no final da matéria, a lista dos três primeiros colocados em cada modalidade de equipe, além dos resultados do xadrez.
LEIA TAMBÉM: Premiações e finais entre equipes marcaram o segundo dia dos Jogos Intercâmpus
>>> Acesse os álbuns com fotos da competição e das premiações
Levando o nome do IFSul para o sul-brasileiro
Comemorando o pentacampeonato, as meninas do câmpus Pelotas-Visconde da Graça levaram para casa mais um troféu da competição. Apesar de acumular bons resultados, a equipe encara cada jogo como um desafio único. “Estamos muito felizes com o troféu, porque sempre entramos em quadra com muita humildade e lutando pelo resultado”, comenta a estudante Samara Bierhals, que atribui a vitória a uma preparação que dura o ano inteiro.
Além da preparação intensa para os jogos, a equipe feminina de handebol do câmpus Pelotas destaca a composição do time como um fator importante para o resultado. De acordo com Pietra Corrêa, Jade Guimarães e Luiza Martins, a equipe treina junto há bastante tempo, o que, além de trazer experiência, estreita a união e a amizade. Para elas, a oportunidade de se classificarem para os JIFs tem um significado ainda mais especial neste ano, já que será o último nos jogos para muitas das atletas.
O estudante Marsel Costa de Souza também é veterano nos jogos. Vestindo a camisa do câmpus Pelotas no vôlei de quadra pelo terceiro ano consecutivo, o atleta afirma que é uma grande honra para a equipe ir para o sul-brasileiro representando não apenas o seu câmpus, mas toda a instituição. “É uma responsabilidade muito maior agora para o time, mas estamos muito felizes e focados”, comenta.
Quando o esporte vira paixão
Levando o troféu de vice-campeã pela primeira vez, a equipe de handebol feminino do câmpus Sapiranga não conseguiu conter a emoção – e algumas lágrimas de felicidade - durante a entrega das medalhas. Com sorrisos estampados no rosto, as meninas comentam que, mesmo sem infraestrutura para a prática, o time se dedicou muito para o resultado inédito. “Treinamos todos os sábados às 7h da manhã e muitas das meninas vêm de outras cidades para treinar”, relembram as estudantes Melany Vidal, Melissa Botão e Danielle Feijó. Elas comentam que participar dos jogos é uma grande diversão e aprendizado e que, para o próximo ano, a meta é chegar ainda mais longe.
Se uma boa classificação nos Jogos já é motivo de alegria para um atleta, o que dizer quando uma importante conquista pessoal é advinda do esporte? Competidor do xadrez, o estudante Asafe Rodrigues conta que conquistou o seu primeiro emprego, em uma escola particular de Pelotas, graças à modalidade. Lá, ele é professor de xadrez, atividade com a qual já está acostumado, pois também dá aulas sobre a modalidade duas vezes por semana no câmpus Pelotas, ajudando alunos iniciantes a entenderem melhor as estratégias do jogo.
Saiba mais - Os Jogos Intercâmpus são classificatórios para a etapa sul-regional do JIF, em que atletas de todos os institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná disputam vaga para a fase nacional da competição. O JIF da região sul será entre os dias 21 e 24 de agosto em Novo Hamburgo/RS. Já a etapa nacional do JIF será em Fortaleza/CE entre os dias 16 e 21 de outubro.
Confira os resultados da última etapa dos Jogos:
Vôlei de praia masculino
1º – Câmpus Charqueadas
2º – Câmpus Venâncio Aires
3º – Câmpus Camaquã
Futsal feminino
1º – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça
2º – Câmpus Venâncio Aires
3º – Câmpus Pelotas
Futebol de campo
1º – Câmpus Pelotas
2º – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça
3º – Câmpus Charqueadas
Handebol feminino
1º – Câmpus Pelotas
2º – Câmpus Sapiranga
3º – Câmpus Charqueadas
Handebol masculino
1º – Câmpus Pelotas
2º – Câmpus Sapucaia do Sul
3º – Câmpus Bagé
Vôlei de quadra masculino
1º – Câmpus Pelotas
2º - Câmpus Charqueadas
2º – Câmpus Santana do Livramento
Xadrez geral
1º – Câmpus Pelotas
2º – Câmpus avançado Jaguarão
Xadrez individual masculino (classificam-se para o sul-brasileiro os quatro primeiros colocados)
1º – Darlan Rocha (Pelotas)
2º – Asafe Rodrigues (Pelotas)
3º – Pedro Ayres (Pelotas)
4º – João Pedro Cardoso (Pelotas-Visconde da Graça)
Xadrez individual feminino (classificam-se para o sul-brasileiro as quatro primeiras colocadas)
1º – Vitoria Schein (Pelotas)
2º – Mariana Souza (Pelotas)
3º – Ritiane da Silva (Sapiranga)
4º – Ângela Luz (Bagé)
Redes Sociais