Nota informativa sobre reunião dos três institutos federais do RS com a Setec sobre proposta de reordenamento dos câmpus no Estado
Em nota, os três reitores dos IFs do Rio Grande do Sul manifestam posicionamento contrário a qualquer proposta que permita a alteração da Lei n° 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
"Hoje, dia 9 de abril, atendendo a convite da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec/MEC, os três Institutos Federais do Rio Grande do Sul, representados por seus reitores, participaram de reunião onde foram apresentados estudos preliminares acerca de proposta de reordenamento dos campi no Estado.
A proposta de possível reordenamento dos campi dos IFs tem como base critérios de natureza territorial e demográfica. A questão também é discutida em outros estados brasileiros. Na reunião, foram apresentados os estudos preliminares feitos pela Setec e solicitado que os três IFs gaúchos analisem o atual ordenamento e proponham, se assim entenderem, proposta de novo ordenamento.
O tema será discutido na reunião do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), que ocorrerá de amanhã até a quinta-feira (12), e nas comunidades acadêmicas dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul.
Os IFs do RS manifestam posicionamento contrário a qualquer proposta que permita a alteração da Lei n° 11.892/2008, considerando o atual contexto político e de ano eleitoral, o que pode colocar em risco os princípios estruturantes, os objetivos e finalidades dos Institutos Federais.
Carla C. Jardim
Reitora IFFar
José Eli S. dos Santos
Reitor substituto IFRS
Flávio Nunes
Reitor IFSul
Júlio X. Heck
Reitor eleito IFRS"
Redes Sociais