Câmpus Charqueadas sedia fórum sobre acessibilidade e inclusão
O 154º Fórum de Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades reuniu representantes da Região Carbonífera
A terça-feira (5), no câmpus Charqueadas, foi dedicada à reflexão sobre inclusão e acessibilidade. Esses foram os assuntos centrais do 154º Fórum de Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. No evento, foram propostas alternativas para a implantação de políticas públicas que potencializem ações voltadas à acessibilidade e inclusão social. O evento reuniu gestores municipais, entidades representativas, profissionais e comunidade em geral da Região Carbonífera.
Promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), o fórum contou com o apoio do IFSul e de diversas entidades da região.
Durante a manhã, foram apresentados diagnósticos dos municípios da região referentes à acessibilidade e inclusão. À tarde, foram realizadas diversas oficinas temáticas, como trabalho e empreendedorismo, paradesporto, altas habilidades e acessibilidade arquitetônica.
Na avaliação do diretor-geral do câmpus, Jeferson Wolff, por meio do fórum, foi possível “ampliar o diálogo com todos os municípios da Região Carbonífera, tornar o câmpus mais inclusivo e fortalecer a ação do instituto federal na comunidade”.
Para a orientadora educacional do câmpus, Andreia Colares, o evento foi muito importante para a região, consolidando a parceria entre o IFSul e a Faders. De acordo com Andreia, existe a possibilidade de ser criado um curso de extensão sobre inclusão e acessibilidade destinado a gestores e instituições da região. O curso deverá ser promovido pelo IFSul em parceria com a Faders e a Prefeitura de Charqueadas.
Entidades envolvidas
O 154º Fórum de Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades foi promovido pelas seguintes entidades: Faders, Prefeitura de Charqueadas, Câmpus Charqueadas, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Tutelar, Apae, Emater, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc).
Redes Sociais