Alunos do câmpus Pelotas – Visconde da Graça participam de curso sobre áreas degradadas
O evento reuniu estudantes, técnicos e agricultores na Estação Experimental Cascata
Os alunos do 3º ano do curso técnico em meio ambiente do câmpus Pelotas – Visconde da Graça participaram, de 25 a 27 de abril, de um curso sobre técnicas nucleadoras de restauração de áreas degradadas. As aulas teórico-práticas foram ministradas na Estação Experimental Cascata pelo professor Ademir Reis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista na área.
"Era muito delicado e não tinha exatamente como encontrar a solução. A gente também tinha que levar em conta os problemas dos próprios pescadores que ocupam a área" - Júlia Duarte e Pâmela Battilana, alunas do IFSul.
Na oportunidade, os alunos do câmpus elaboraram um projeto voltado à restauração do Pontal da Barra, localizado na Praia do Laranjal. A atividade, que visava apontar problemas e possíveis soluções para o local, promoveu ainda uma reflexão de cunho social. “Era muito delicado e não tinha exatamente como encontrar a solução. A gente também tinha que levar em conta os problemas dos próprios pescadores que ocupam a área”, contaram as alunas Júlia Duarte e Pâmela Battilana, que chamaram a atenção por fazer parte do único grupo que foi além dos critérios ambientais de uma degradação.
O evento foi realizado pelo grupo de pesquisa em Manejo e Restauração Ecológica da Vegetação Nativa da Embrapa Clima Temperado. O grupo de alunos ainda esteve acompanhado do professor Luciano Ribeiro.
Redes Sociais