Sobre as eleições
O processo eleitoral do IFSul, iniciado no dia 5 de fevereiro irá permitir que a comunidade acadêmica do instituto eleja o(a) novo(a) reitor(a) e diretores(as) dos câmpus. O processo deve levar 90 dias, de acordo com cronograma a ser estabelecido pela comissão eleitoral (COE). As novas gestões eleitas devem estar à frente do instituto entre 2021 e 2025. O processo segue as regras estabelecidas no Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009.
Em decorrência da pandemia do Coronavírus e da suspensão das atividades presenciais no IFSul, a eleição ocorrerá de forma online, através do sistema Helios Voting.
Após os representantes das categorias no conselho (Pré-COEs) elaborarem o regulamento e a eleição das COEs, o resultado é apresentado no Consup para homologação e definição de uma COE central. A partir daí é elaborado um novo regulamento para o processo eleitoral em si, contendo também o cronograma eleitoral, com prazos para inscrição das chapas, campanha e datas da consulta à comunidade.
O regulamento deve receber um parecer da Procuradoria Federal da instituição e ser homologado pelo Consup. Após a eleição e homologação do resultado também pelo Conselho Superior, o nome do vencedor da eleição para a Reitoria é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).
Confira o vídeo com as informações para eleição das COEs
Redes Sociais