Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Sobre as eleições
Início do conteúdo da página

Sobre as eleições

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 10h52 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 19h59

O processo eleitoral do IFSul, iniciado no dia 5 de fevereiro irá permitir que a comunidade acadêmica do instituto eleja o(a) novo(a) reitor(a) e diretores(as) dos câmpus. O processo deve levar 90 dias, de acordo com cronograma a ser estabelecido pela comissão eleitoral (COE). As novas gestões eleitas devem estar à frente do instituto entre 2021 e 2025. O processo segue as regras estabelecidas no Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009.

Em decorrência da pandemia do Coronavírus e da suspensão das atividades presenciais no IFSul, a eleição ocorrerá de forma online, através do sistema Helios Voting.

Após os representantes das categorias no conselho (Pré-COEs) elaborarem o regulamento e a eleição das COEs, o resultado é apresentado no Consup para homologação e definição de uma COE central. A partir daí é elaborado um novo regulamento para o processo eleitoral em si, contendo também o cronograma eleitoral, com prazos para inscrição das chapas, campanha e datas da consulta à comunidade.

O regulamento deve receber um parecer da Procuradoria Federal da instituição e ser homologado pelo Consup. Após a eleição e homologação do resultado também pelo Conselho Superior, o nome do vencedor da eleição para a Reitoria é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

 

Confira o vídeo com as informações para eleição das COEs 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página