Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > PDI IFSul > DDI > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Escrito por DDI | Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 08h39 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 10h00

 

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento em que estão definidas a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos.

 O que consta em um PDI?

Abrangendo um período de 5 (cinco) anos, o PDI deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da Instituição, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. 

Se surgirem posições divergentes para alguma situação durante a discussão de temas do PDI, quem decide o que irá de fato para o PDI?

A Comissão Central decidirá como irá tratar a divergência conforme o caso, em última instância a decisão é do Conselho Superior. A Comissão Central do PDI pode tentar sanar a divergência por meio de consulta à comunidade, solicitar parecer a alguma área técnica para posterior análise da comunidade, encaminhar a discussão para a Comissão temática ou entender que não é escopo do PDI.

Considerando a conjuntura atual de construção do PDI, qual a ideia do IFSUL a respeito da consolidação dos câmpus, em especial os avançados e da última fase da expansão?

Durante o processo de construção do PDI essa questão será respondida, já que o PDI é o documento que define como se dará o desenvolvimento da instituição nos próximos anos. Portanto, a participação da comunidade acadêmica é fundamental neste momento em que estará em discussão o caminho que o IFSul irá trilhar.

Durante a construção do PDI haverá momentos de sensibilização para a comunidade?

Sim. O primeiro momento de sensibilização foi o evento de lançamento do PDI 2020-2024, na reunião do CONSUP, realizada em 27/03/2019, com a presença dos Pró-reitores de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais de Farroupilha e de Santa Catarina. Novos momentos serão discutidos assim que as comissões locais e temáticas forem definidas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página