Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Gestão orçamentária > Orçamento do IFSul > Propesp > Sobre > Encceja: Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Encceja: Perguntas frequentes

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 09h47 | Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 18h28

Quem pode solicitar a certificação pelo IFSul?

Podem fazer a solicitação os candidatos que indicaram algum câmpus do IFSul como instituição certificadora do ensino médio em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O nome da instituição certificadora, normalmente, consta no boletim de desempenho, que pode ser acessado na Página do Participante na internet.

Poderão ser emitidos, pela internet, tanto o certificado de conclusão do ensino médio quanto a declaração parcial de proficiência.

 

Como posso solicitar meu documento?

É bastante simples e todo o processo é online, ou seja, você mesmo (a) solicita e imprime seu certificado ou declaração parcial de proficiência. Para fazer sua solicitação, clique no link abaixo.

https://suap.ifsul.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/

Digite o número do seu CPF e um e-mail válido para receber instruções a respeito da posterior impressão do documento.

IMPORTANTE! Preste muita atenção na hora de registrar seu e-mail, certifique-se que você digitou e confirmou o e-mail correto. Isso é fundamental para que você possa dar continuidade ao processo, recebendo as informações sobre o andamento do pedido, o link para o download e impressão do documento.

Se tiver dificuldades, clique no link abaixo e veja como executar todas as etapas para a solicitação:

http://www.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/3134-encceja-veja-como-solicitar-a-emissao-do-certificado-pela-internet

 

Posso alterar o e-mail informado errado no cadastro do pedido de emissão?

Não. O sistema solicita que se digite e confirme o e-mail correto e não prevê a atualização de dados cadastrais pela internet.

Mesmo assim é possível consultar a situação do pedido e acessar o link para imprimir seu documento.

Link para a consulta da situação do pedido

 https://suap.ifsul.edu.br/encceja_ifsp/consultar_situacao_solicitacao/

 

O que eu devo fazer depois de ter feito a solicitação?

É preciso ficar atento(a) às orientações que serão recebidas por e-mail (recomendamos que você inclua o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em seus contatos para evitar que as mensagens enviadas pelo sistema caiam na caixa de spam).

• O candidato receberá uma notificação através do e-mail informado, confirmando a solicitação do certificado ou da declaração parcial de proficiência.

• Após o processamento da solicitação, que deverá ocorrer em até dois dias, será enviada uma nova notificação na qual será informado o status “aguardando impressão” do certificado ou da declaração. Isso significa que já poderá ser feita a impressão do documento.

 

O que devo fazer para imprimir meu certificado?

Primeiramente é preciso muita atenção: os dados pessoais deverão ser revisados e confirmados antes da impressão. O resultado (notas) deve ser conferido com o boletim de resultado individual, assim como devem ser verificados os dados cadastrais. Caso haja algum dado errado, você deve entrar em contato com o câmpus do IFSul selecionado como instituição certificadora.

Orientações para impressão:

O certificado ou a declaração parcial de proficiência deverão ser, obrigatoriamente, impressos em papel tamanho A4 na cor branca, com no mínimo 75 g/m² de gramatura, podendo ser emitidos com uso de tinta colorida.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá ser impresso, obrigatoriamente, em uma única folha, em frente e verso.

Ambos documentos devem ser impressos em material de boa qualidade e não podem ter partes recortadas ou rasuras, evitando, desta forma, que sejam considerados inválidos.

 

Como posso verificar o andamento do processo da minha solicitação?

No link abaixo, clique acima à direita em "consultar solicitação"

https://suap.ifsul.edu.br/encceja_ifsp/consultar_situacao_solicitacao/

 

Posso solicitar o documento novamente ou reemitir?

Sempre que achar necessário, especialmente depois de obter um novo resultado em exame mais recente (atualização com as notas mais recentes) ou conversão de uma declaração parcial em certificado de conclusão do ensino médio (desde que você tenha escolhido algum câmpus do IFSul como unidade certificadora).

Caso você já feito todo o processo da forma indicada e obtido o documento desejado, não é necessário solicitar novamente, quando for necessário, mas apenas ter acesso ao documento gerado.

Existem duas formas para solicitar o documento novamente:

1. Você pode acessar o link enviado por e-mail e clicar em um botão que fica acima e à direita da página inicial do processo (consultar solicitação).

2. Ou acesse direto a página de consulta da solicitação abaixo:

https://suap.ifsul.edu.br/encceja_ifsp/consultar_situacao_solicitacao/

Para reimprimir o documento pela página de consulta da solicitação:

Preencha com o seu CPF, clique em Não sou um robô (ou selecione as imagens pedidas pelo sistema), clique em Enviar, depois em Visualizar e, para finalizar, em Imprimir Certificado, assim o documento será gerado e baixado no seu computador.

Sempre vale lembrar que você pode salvar o documento no seu computador para quando precisar ou mesmo acessar o link enviado por e-mail quantas vezes quiser.

 

Posso solicitar os documentos pelo celular?

A ferramenta está disponível apenas pelo computador, não podendo ser feita via smartphone.  

 

Onde encontro mais informações sobre regramento e normas sobre meu direito à certificação? 

É fundamental que o candidato acesse a Instrução Normativa que rege este processo. Nesse documento estão descritas todas as informações a respeito da certificação. [Clique aqui para fazer o download da Instrução Normativa]

 

A minha solicitação pode ser rejeitada?

Sim, geralmente ocorre com as pessoas que escolheram a certificação por outra instituição no momento da inscrição no exame. Confirme em seu boletim de resultados se foi escolhido algum câmpus do IFSul, caso não seja o IFSul, entre em contato com a instituição escolhida.

 

Vi que meu documento é digital, depois de impresso em papel preciso reconhecer firma ou autenticar a cópia?

Não. O documento em si, desde que corretamente impresso (conforme as orientações para a impressão), tem valor legal como original e possui validade em todo o território nacional.

 

Não escolhi nenhum campus do IFSul, mas posso solicitar a certificação pelo IFSul?

A solicitação será processada, mas rejeitada pelo sistema. A mensagem indicará que o candidato não está habilitado para solicitar o certificado pelo IFSul, devendo buscar a instituição escolhida ou a que constar no boletim de desempenho.

 

Preciso escolher entre o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência?

Não. O próprio sistema processa o pedido. Conforme os requisitos definidos pelas normas, será emitido um ou outro documento: o Certificado de Conclusão para quem cumpre todos os requisitos ou a Declaração Parcial de Proficiência para quem cumpre parte dos requisitos e/ou obteve aprovação em alguma área de conhecimento.

 

Em que situações terei que solicitar o certificado ou declaração parcial via atendimento de balcão ou pessoalmente?

A solicitação e emissão de documentos através da internet tem o objetivo de simplificar e agilizar o atendimento, no entanto, há circunstâncias que exigem que o (a) candidato (a) compareça pessoalmente no setor de Registros Acadêmicos do câmpus do IFSul que foi indicado como instituição certificadora. Veja em quais situações:

1. Alteração do nome:

Para o (a) candidato (a) que tenha alterado seu nome civil, após o processo de inscrição no exame e o da emissão do Certificado ou da Declaração Parcial de Proficiência. Se for este o seu caso, será necessário apresentar os seguintes documentos para requerer a atualização e a emissão do Certificado ou da Declaração Parcial:

• Original e cópia do documento de identificação com foto e número do CPF. Caso o documento de identificação não possua o número do CPF, apresentar cópia do comprovante de Inscrição no CPF que poderá ser impresso no seguinte link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp;

• Boletim individual original (impresso da Página do Participante), com o código de autenticação, constando as notas do Encceja 2017 - e/ou 2018 - e/ou 2019;

• Original e cópia do documento oficial que comprove a alteração do nome civil.

 

2. Junção de notas de outras instituições em edições anteriores: 

No caso de candidatos (as) que necessitem efetivar a junção de notas de edições anteriores do Encceja ou do Enem, nas quais tenham escolhido OUTRA instituição certificadora (que não o IFSul), na   ocasião da inscrição para os referidos exames, respeitados os critérios de cada edição destes exames.

ATENÇÃO! As junções de notas somente ocorrerão no caso de o IFSul ter sido indicado como a última instituição certificadora nas edições do Encceja de 2017 a 2019.

Neste caso, será necessária a apresentação dos seguintes documentos no câmpus do IFSul indicado como instituição certificadora:

• Original e cópia do documento de identificação com foto e número do CPF. Caso o documento de identificação não possua o número do CPF, apresentar cópia do comprovante de Inscrição no CPF que poderá ser impresso no seguinte link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp;

• Boletim individual original (impresso da Página do Participante), com o código de autenticação, constando as notas do Encceja 2017 - e/ou 2018 - e/ou 2019;

• Original das Declarações Parciais de Proficiência do Encceja ou do Enem, emitidas por outras instituições, para fins de comprovação das notas alcançadas nas áreas de conhecimento constantes nestas declarações.

• Para efeito de Certificação de Conclusão do Ensino Médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas: nas edições do Encceja 2006, 2007 e 2008; nas edições do Encceja realizadas no exterior, a partir de 2011 (ensino médio); nas edições do Enem de 2009 a 2016 (ensino médio).

ATENÇÃO! Quem não puder ir presencialmente, deverá ser representado (a) por um procurador constituído, que esteja munido de procuração particular simples e dos demais documentos exigidos. 

 

Qual é o tempo necessário para a entrega no caso de solicitar o certificado ou declaração parcial via atendimento de balcão ou pessoalmente?

A emissão dos Certificados e Declarações Parciais de Proficiência, que exigirem o comparecimento no câmpus do IFSul que foi indicado como unidade certificadora, ocorrerá em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos, a partir do requerimento presencial.

 

Li todas as perguntas frequentes, mas mesmo assim tenho uma dúvida, como posso obter ajuda?

Entre em contato com a Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFSul através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página